sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Bom Jardim da Serra - Capital das Águas

Serra do Rio do Rastro, uma das mais belas estradas do mundo. São mais de 250 curvas em apenas 8 km de estrada com paisagens de tirar o fôlego e encher os olhos. A estrada é bem estreita e sem espaço para acostamento em quase todo percurso.

Outubro de 2015 - Nossa aventura começou bem cedo, com chuva, frio e muita disposição. Fizemos uma parada para café, depois almoço e a chuva continuava como nossa companheira de viagem. Chegando no hotel, colocamos nossas malas nos quartos e começamos nossa aventura rumo ao mirante da Serra do Rio do Rastro. Confesso que ficamos decepcionados, pois a garoa e serração eram tão fortes que a única coisa que podíamos ver era a mureta que separava o mirante da serra. Será que toda beleza que tanto ouvia falar seria registrada em nossa memória somente pelos cartões postais. Fazer o que né, não podemos mudar a natureza, era o tínhamos para  momento, procuramos nos divertir nas lojinhas de souvenires e café.
A noite nos reunimos em uma pizzaria, tomamos vinho e e seguida nos recolhemos para descansar.
No domingo acordamos cedo tomamos um reforçado café da manhã e seguimos para nossa caminhada de 9 km, que iniciou na entrada do Parque Eólico, uma estrutura construída próximo aos cânions, e as belezas da região aliadas a imponência das 62 torres conferem um charme todo especial ao passeio.
Seguindo pelo Cânion da Ronda, Fizemos a trilha toda a pé, a cada passo a caminhada ficava mais fascinante, belezas naturais ímpares, paisagens deslumbrantes um lugar admirável. Passamos por regiões de charco e alagadas, onde afundamos os pés, foi muita energia e diversão, e apesar dos tombos valeu cada minuto. Desfrutar do silêncio e do ar puro a 1.435 metros de altitude traz uma sensação de paz incomparável, para revitalizar o corpo e a alma.
Terminado a caminhada pelo Cânion fomos até a Cascata do Saiqui, onde pudemos apreciar mais uma maravilha da natureza, descansamos ao som da água caindo e seguimos até a chácara onde seria servido nosso almoço.
De volta para o hotel, paramos ainda na Cascata da Barrinha. O fim do dia e a noite foi livre. Aproveitamos para conhecer a cidade e á noite nos reunimos em um restaurante.
Na segunda feira saímos do hotel por volta de 9 horas, após o café da manhã e retornamos ao Mirante da Serra, tentar a sorte rsrs.  Já tinha visto em fotos e vídeos, mas nada se comparava aquela maravilha que se apresentava ali, bem de frente aos meu olhos. Um conjunto de montanhas em meio á magnífica vista de parte da estrada e suas curvas, é impossível explicar a beleza que se apresenta como um quadro. Depois de muitas fotos de diversos ângulos, demos início a mais uma aventura, descer aquelas curvas a pé, uma experiência fascinante. Seguimos serra abaixo uns 12 km até uma lanchonete onde paramos para uso de banheiro, comprar vinho e comer um pastel maravilhoso. De lá entramos novamente no ônibus e seguimos rumo a Lauro Müller para nosso almoço e em seguida retornamos á Curitiba.
Animação total

Cascata do Saiqui

Cânion da Ronda

Cascata da Barrinha

Portal de Bom Jardim da Serra

Descer de caro é para os fracos, nós vamos mesmo é a pé!

Garota Propaganda da Fila haha

terça-feira, 5 de abril de 2016

Porto Seguro e Arredores 02/03/2016

Conheci Porto Seguro em março de 2.016. Fomos eu, minha irmã, um casal de amigos e o bebê de 8 meses. filho deles. Nesta viagem não me preocupei com programação de passagem, hotel e sequer roteiro. Como são amigos de vários anos e já viajei com eles, não me preocupei com estes detalhes.
Tivemos um pequeno contra tempo no voo, nossa escala que seria em Congonhas foi para Campinas, onde houve uma "invasão" de algumas socialites que eu acredito eram de algum clube de tênis. Pareciam refugiados, entraram como se o avião tivesse sido fretado exclusivamente para elas; enquanto as aeromoças "tentavam" abastecer o carrinho com o lanche (maça), elas iam avançando e enchendo os bolsos, mesmo com a solicitação do comandante para se voltassem aos seus lugares, isso só ocorreu depois de alguns minutos. Mas no mais correu tudo bem. chegamos sãos e salvos em Porto Seguro.
Já no aeroporto o carro que havíamos locado estava a nossa espera.
Eu me encantei com a cidade á primeira vista, não sei dizer muito bem o porque, mas fiquei meio que fascinada pelo lugar.
Nossa primeira parada: Arraial d"Ajuda.
Para chegar em Arraial é preciso fazer a travessia do Rio Buranhém de balsa. É bem tranquila e dura apenas 10 minutos. Seguimos direto para a pousada Erva Doce, nos instalamos, tomamos um banho e saímos para comer e conhecer um pouco a cidade.
Fomos até o largo da ajuda, passamos no mirante das fitinhas, no Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, nas lojinhas da praça e seguimos para a Rua Mucugê. Caminhamos por ali, paramos para jantar, demos mais uma volta e retornamos para a pousada. Como eu ainda estava muito "empolgada" resolvi sentar em um quiosque de chopp artesanal e bebi alguns canecos, tomei um banho de piscina e fui descansar para a jornada do dia seguinte.
No dia seguinte tomamos o café da manhã na pousada e fomos "badalar" pelas praias. Nos instalamos em um restaurante na Praia do Parracho, um lugar muito bacana, com uma vista fantástica. Almoçamos e passamos o dia por lá. Eu e minha irmã demos uma caminhada pela praia, seguimos até umas falésias onde tinha também um rio. Passamos algum tempo por ali tomando banho e tirando fotos e retornamos para o restaurante onde estavam nossos amigos.
A noite caminhamos mais um pouco pela rua Mucugê e Rua Broduai, jantamos por ali, fomos até a famosa sorveteria do coelhinho, mais um banho de piscina e cama.
De manhã tomamos o café na pousada, saímos para mais uma caminhada na vila, fizemos nosso check out e partimos para Trancoso. Almoçamos em um restaurante em uma das praias de Trancoso, passeamos pela praia e fomos fazer nosso check in na pousada, tomar um banho e conhecer o famoso Quadrado, bem no coração de Trancoso, um grande gramado que na verdade é retangular, cujas bordas são repletas de casinhas coloridas, restaurantes e artesanatos e ao fundo a Igreja de São João Batista, com uma arquitetura que é uma herança colonial, lembrando o trabalho dos Jesuítas no Brasil Colonia. Possui altares originais e imagens de vários padroeiros como o próprio São João Batista. Logo atrás da construção da igreja a vista do mar é fantástica. Jantamos em um restaurante muito simpático ali mesmo no Quadrado. A iluminação é pendurada nas diversas árvores que permeiam os restaurantes, dando um ar de rusticidade maravilhoso.
No dia seguinte acordamos cedo, tomamos nosso café na pousada e seguimos para a Praia do Espelho. Deixamos o carro em um estacionamento e fomos descendo até a praia, a vista é maravilhosa. Só não tivemos muita sorte para ver os "espelhos" que se formam, pois não demos muita atenção á tábua das marés. Final da tarde retornamos para Porto Seguro. Ficamos em um hotel na Praia de Taperapuan, nos instalamos e fomos para a Passarela do Descobrimento, ou do álcool. Confesso que fiquei um pouco decepcionada, esperava mais. Nada além do que um calçadão com várias barracas de bebidas, comidas típicas, alguns restaurantes e muitas, mas muitas lojinhas de artesanato, camisetas e lembrancinhas.
Na manhã seguinte fomos conhecer o Centro Histórico e depois seguimos para a Reserva da Jaqueira, no caminho paramos para algumas fotos na entrada de Santa Cruz de Cabrália.
A noite resolvemos ficar no hotel e fazer um lanche por ali mesmo. Na manhã seguinte tomamos o café, aproveitamos um pouco a piscina e fomos ao aeroporto para nosso retorno á Curitiba.
Índia Cara Pálida rsrs

Mirante de Cabrália - Até breve

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Corupá - 02/2015

Dia de muita diversão e cultura, o roteiro contemplou pela manhã visitação ao Seminário Sagrado Coração de Jesus, construído há 82 anos. Visitamos o museu que fica dentro o seminário, a loja de souvenires e apreciamos a fachada do edifício circulando em seu pátio.
Em seguida, passamos pelo Sítio da Vitória Régia, onde vimos externamente um lago com a planta vitória régia de proporções gigantes.
Almoçamos no Restaurante Pousada Ecovila. A tarde, fomos ao Parque Natural Braço Esquerdo, inserido no vale formado pelo Rio Cachoeira. Visitamos uma caverna (parte da entrada) resultante de atividades vulcânicas a milhares de anos na região.
A Cachoeira do Braço Esquerdo possui aproximadamente 100 metros de altura, sendo que a queda se divide em dois patamares, o primeiro com mais de 60 metros e o menor com cerca de 40 metros.
O dia estava muito quente, e o banho de cachoeira foi maravilhoso, muito divertido, fizemos muita bagunça e como sempre muiiiitas fotos.
Depois de bem relaxados retornamos á Curitiba.

Canion do Guartelá - 31-05-2015

Cânion do Guartelá, o retorno, a volta dos que não foram.
Saímos de Curitiba às 10 h sentido Tibagi/PR e às 14 h estávamos no Parque Estadual do Guartelá, onde se encontra o sexto maior cânion do mundo, com extensão de 30 km e desníveis de até 450 metros. Uma peculiaridade deste cânion, é que ao contrário dos outros que se formam pela ação de rios, este se formou pela rachadura das rochas formando o imenso paredão, e o único com vegetação nativa.
O rio que corta o parque possui “panelões” com cerca de 1,20 m de altura, que propiciam banho similar a uma hidro massagem, onde somente dois malucos, o João Carlos e o Santiago, resolveram encarar o frio de 10 graus e entrar para um banho,
A maior atração é a Cachoeira da Ponte de Pedra, com 04 quedas d’água e altura superior a 150 metros e o mirante onde pode ver parte do canyon atravessado pelo rio Iapó.
Fizemos a visita ao cânion com uma garoa fina caindo, mas valeu a pena.
No início da noite nos reunimos para fazer a Trilha do Índio, com solo um pouco irregular mas fácil, feita por cima do canyon. São pedro colaborou e conseguimos fazer a trilha toda sem chuva, onde vimos uma lapa com pinturas rupestres, e apesar da lua não favorecer muito, pudemos visualizar o rio e ao longe a cachoeira da Ponte de Pedra.

De volta ao posto do IAP a Josie e a Helena encontraram um gatinho abandonado e resolveram traze-lo conosco.
No final da atividade, recuperamos nossas energias com um jantar fabuloso onde foi servido um arroz maravilhoso feito na panela de ferro, batata com bacon e requeijão ao forno, salpicão de frango, feijão e uma farofa de soja divina, tudo feito no fogão a lenha e para completar um pudim de leite com pavê de amendoim de sobremesa. Depois de toda esta orgia gastronômica retornamos a Curitiba. Um sábado divertido com essa galera animada.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Barra do Turvo - Janeiro 2015

No final de janeiro tivemos um fim de semana na região de Barra do Turvo-SP. O município pode ser conceituado como um "Município Parque", pois se situa dentro de uma área de parque de preservação ambiental coberto por grandes porções do que restou da Mata Atlântica, a maior biodiversidade do planeta e considerado patrimônio da humanidade. Dentre as atrações da natureza existem mais de 30 cachoeiras cadastradas, sendo as principais Dito Salú, Cachoeira Fria, Vavá e Salto do Pescador. Há também, cinco cavernas pequenas não exploradas e rios com corredeiras, próprios para esporte, e rios para pesca esportiva.

Chegamos na Pousada João de Barro no sábado cedinho, nos acomodamos nos apartamentos e já seguimos para nosso primeiro passeio, uma caminhada Muito divertida, om direito a invasão de terreno para roubar jaca e no final um banho refrescante de cachoeira.

Depois de muita diversão, voltamos para a pousada onde foi servido o almoço. A tarde era livre, mas com várias opções, alguns ficaram no arvorismo, outras andaram a cavalo, eu e mais alguns colegas fomos de jeep até o morro da antena, de onde se tem uma vista maravilhosa.

No final da tarde tomamos banho de piscina na pousada e interagimos com o grupo, conhecendo um pouco mais cada um dos participantes.
Já anoitecendo, tomamos um banho relaxante, descansamos um pouco e fomos até o restaurante da pousada nos encontrar com o grupo. E a noite transcorreu assim, linda, com muito bate papo, violão e uma cervejinha gelada.

Na manhã seguinte após um farto café de fazenda, fomos conhecer a cachoeira do Dito Salú, simplesmente maravilhosa. Além do tamanho, 85 m, o que mais impressiona nessa queda é a força com que a água desce pelo extenso paredão, molhando até quem está pouco distante. Para chegar na base da cachoeira e preciso descer uma escadaria.
Passamos a manhã tomando banho e tirando fotos, depois voltamos para a pousada, almoçamos e retornamos a Curitiba, deixando saudade e a vontade de voltar.